Assim Vamos

Archive Search



24.5.03

O primeiro-ministro diz que há separação de poderes entre a Justiça e o Governo, mas tal não é correcto. Na verdade, há independência de processos, mas há dependência financeira. E sem contar com um orçamento capaz, com mais recursos humanos e materiais, os tribunais funcionam mal e depois assiste-se às habituais prescrições e adiamentos.

Ao longo dos últimos (largos) anos, nunca foram dadas condições sérias aos tribunais para evoluirem, se modernizarem e colocarem em dia os processos em atraso. Talvez porque isso interesse a alguns, só talvez...
A independência é, assim, apenas um chavão que na prática não é... muito praticado!

Comentário engraçado do dia, lido na TSF:
"Façam escuta ao meu telefone (Sábado, 24/05/2003 às 10:47)
Se fizessem escuta ao meu telefone, ouviam conversas deste género: "Eh pá, precisava de ir ao médico, mas só tenho consulta daqui a 3 meses!" ou então: "Se aumentam os passes sociais estou tramado, porque o meu ordenado não estica!" ou ainda: "Não vou de férias porque não tenho dinheiro!".SENHOR PRIMEIRO MINISTRO: POR FAVOR, FAÇA ESCUTA AO MEU TELEFONE!"



indistinto 14:56 - [Link] - Comments ()
...

23.5.03

Alguns políticos do PS alegam estar sob escuta, de acordo com "fontes" privilegiadas. Isto é muito triste e só vêm admitir o que se suspeitava: de que o segredo de justiça é só para alguns e que na maior parte dos casos os mais poderosos têm acesso a tudo o que querem.

Tal como os políticos não devem ter acesso aos pormenores do processo, também o Procurador Geral não devia ter ou não confirmado as escutas a cidadãos políticos. Ao fazê-lo, está também a desvender segredos da investigação. Depois, ainda o desdisseram, com base numa desconhecida fonte...
Bem a propósito vem a frase de Ron Nesen, adido de imprensa de Nixon em 1977, a propósito do Garganta Funda: "Nobody believes the official spokesman... but everybody trusts an unidentified source."

Comentário engraçado do dia, lido na TSF:
"Se o ridiculo matasse (Sexta-feira, 23/05/2003 às 17:53)
95% dos comentadores já eram cadáveres"




indistinto 19:54 - [Link] - Comments ()
...

22.5.03

Os políticos estão em alvoroço, já não se sentem imunes. Querem rapidez. Azar! Agora devem experimentar na prática a legislação que aprovam na Assembleia da República. Devem ser tratados como quaisquer outros.
Seja culpado ou não, politicamente Paulo Pedroso agiu com a maior correcção quando pediu o levantamento da imunidade. Já o deputado Cruz Silva do PSD não teve a mesma coragem e a AR não agiu da mesma forma. Haja coerência...

Comentário engraçado do dia. Lido no site da TSF:
"Eu Quinta-feira, 22/05/2003 às 11:19
Em vez de mandarem empresas portuguesas para a reconstrução do Iraque, contratem essas mesmas empresas para fazer prisões com muitas celas aqui em Portugal, porque se a justiça for mesmo para a frente muitas cabeças vão rolar."



indistinto 23:08 - [Link] - Comments ()
...

21.5.03

Carago, a taça é portuguesa!!

A sofrer a vitória até sabe melhor, mas não precisavam exagerar! Deco e Derlei, a dupla dinâmica, de novo decisivos. Merecem os elogios!
Escusado era o tique da RTP, que sempre que acaba um jogo passa logo para anúncios, para o telejornal, ou para mostrar as últimas da Casa Pia. Porra! Nessa altura nós só queríamos ver os jogadores, a emoção, as lágrimas de alegria, os rugidos dos adeptos, o bruaá no estádio.

Agora foi fisgado um deputado. Surpreende-me um pouco mas não me choca. Melhor mesmo é deixar a justiça prosseguir, conhecer os factos e, no final, tirarmos conclusões. Até lá, não vale a pena perder muito tempo com análises, opiniões e contra-informação. Isso vende jornais, mas não nos adianta muito.

indistinto 23:45 - [Link] - Comments ()
...

20.5.03

Moderna:

  • os arguidos, ouço na tv, já estão em prisão preventiva há quase dois anos. Não haveria maneira de ter acelerado o processo, uma vez decidida a prisão? Parece-me realmente algo deficiente em matéria de direitos dos cidadãos.

  • As contradições do depoimento de Paulo Portas parecem ter tido mais desenvolvimentos. O ministro não é realmente arguido, mas tem faltado ao seu depoimento a clareza e transparência que se exige a um alto representante do país. Nunca vamos poder dizer que Paulo Portas saiu deste processo imaculado. E isso é mau sinal.

    indistinto 22:54 - [Link] - Comments ()
    ...
  • 19.5.03


    Li há poucos dias que um estudo do Governo aponta para a existência demasiados órgãos de comunicação social no nosso país. Conclui ainda que assim não há mercado para todos.

    Depreende-se que o próximo passo será, portanto, um decreto-lei a impor quotas de jornais por distritos e um limite para o número de artigos desfavoráveis ao governo, a publicar em cada edição.
    Afinal, estamos numa economia de mercado concorrencial, mas estes jornalistas exageram!
    indistinto 20:03 - [Link] - Comments ()
    ...

    18.5.03

    Ainda pegando nas agressões de Felgueiras, apesar de um governo de direita, não tenho hoje a ideia de que o país esteja mais seguro ou de que se tenha recuperado algum respeito da autoridade.

    Aliás, o caso de Felgueiras mostra o contrário, tal como mostram os cada vez mais frequentes casos de assaltos por parte de gangs. A deixarmos isto continuar assim, a tendência vai ser sempre piorar. E não confrontar os criminosos, apenas vai resultar em maior impunidade e, consequentemente, maior vontade de tornar a transgredir.
    indistinto 23:29 - [Link] - Comments ()
    ...